Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo

logo-fundo

“Todas as verdades são fáceis de entender depois que são descobertas. O difícil é descobri-las.”

-Galileu Galilei (1564-1642)

O Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo surge com o propósito de divulgar a astronomia e astronáutica em Blumenau, região do médio vale do Itajaí, e propor atividades de pesquisa relacionadas a tais áreas.

Historicamente, a região de Blumenau possui importância imensa no que tange o conhecimento científico, sendo o próprio Dr. Hermann Blumenau filósofo e doutor em química. Dentre outras figuras que fizeram parte da história da cidade, destaca-se o ambientalista, botânico, professor de história e ciências naturais, Fritz Müller, tendo sido um dos primeiros cientistas a corroborar a teoria da evolução de Darwin, por meio de estudos de crustáceos na Ilha de Santa Catarina, apenas 5 anos após a publicação de “A Origem das Espécies”.

No intuito de retomar o espírito científico da região, que hoje em dia conta com duas universidades, além de diversas outras instituições de educação superior, propomos um ambiente de discussão científica que envolva tanto os alunos das universidades quanto a outra parcela da população da região que tem interesse no assunto, mas não possui um contato direto com o ambiente acadêmico.

A ponte escolhida para realizar tal contato é uma das ciências mais antigas da humanidade, juntamente com a filosofia e a matemática: a astronomia. Devido ao seu caráter histórico e transdisciplinar, a astronomia é uma ótima opção para se tratar dos diversos aspectos das mais diferentes áreas científicas. Ainda, devido ao mistério que permeia a amplitude do universo, é uma ótima ferramenta para despertar a curiosidade científica de qualquer indivíduo, independente da idade ou escolaridade.

Além da proposta de divulgação científica, o GALILEU busca desenvolver projetos de pesquisa que possibilitem aos alunos dos cursos de graduação da UFSC uma aproximação da área de astronomia, instrumentação astronômica e física.

Atualmente o grupo desenvolve 4 principais projetos: