Construção de um telescópio motorizado

Observar o céu por meio de um telescópio pode rapidamente se tornar complicado por um fator extremamente importante: a Terra está girando ao redor do seu eixo de rotação, o que causa um movimento aparente das estrelas no céu. Percebemos facilmente esse fenômeno ao longo do dia, quando vemos o Sol nascer de um lado e se pôr do outro.

Como os telescópios costumam observar uma porção muito pequena do céu, o alvo selecionado rapidamente sai do campo de observação devido à esse movimento aparente. Assim, para compensar esse movimento, é preciso que o telescópio tenha algum tipo de mecanismo que o faça acompanhar os objetos celestes. Isso é essencial para a astrofotografia, por exemplo, uma vez que são necessárias fotos de longas exposições (da ordem de horas), e não podemos deixar que o alvo saia de vista.

Além disso, localizar um objeto celeste pode ser muito difícil também. Um telescópio motorizado pode ser ligado à um software de planetário que permita que o telescópio se mova automaticamente na direção de objetos celestes de interesse. Este é o chamado sistema ‘GO TO’ (“vá para”, em livre tradução). É um sistema que permite que através de um aplicativo de celular ou software de computador possamos movimentar o telescópio na direção desejada.

O presente projeto, desenvolvido pelo discente do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Augusto Henry Gasda, orientado pelos professores Fábio Rafael Segundo e Eslley Scatena, supre justamente esta necessidade.

Utilizando componentes eletrônicos atualmente simples de serem encontrados (motores de passo e microcontroladores), é possível motorizar a montagem de um telescópio de forma que ele seja automatizado para encontrar os objetos celestes e, então, continuar seguindo este objeto enquanto o mesmo se move pela abóboda celeste.

Neste protótipo foram utilizados os motores de passo NEMA 17 ligados diretamente a engrenagens feitas em impressora 3D, o controlador NodeMCU e o sistema implementado para a movimentação é o projeto livre OnStep, o qual permite o controle por softwares com o Stellarium via Wi-Fi ou por Bluetooth.

O projeto completo pode ser acessado neste link, com informações sobre como construir um telescópio newtoniano simples, sua montagem e automatizá-la, por um preço de custo da ordem de R$ 1.000,00.

Vale ressaltar que o projeto ainda precisa de alguns ajustes, mas seu funcionamento básico já foi testado de maneira satisfatória. As melhorias planejadas para o projeto incluem:

  • Testes com correias dentadas ao invés de puramente engrenagens
  • Melhor fixação dos eixos e do telescópio à montagem
  • Construção de um local adequado para embutir a parte eletrônica, bem como a fonte de energia
  • Acoplar um nível de bolha para nivelar o telescópio no solo
  • A possibilidade de acoplar um celular diretamente à ocular, para aquisição e análise de imagens
  • Desenvolvimento de um manual de colimação da parte óptica do telescópio

No arquivo do link você encontrará também arquivos com as peças que podem ser impressas numa impressora 3D, os componentes eletrônicos necessários e detalhes de como construir a parte óptica do equipamento.

Este projeto faz parte do projeto de extensão “Sistemas Computacionais Dedicados à Aprendizagem”.

Caso você utilize este projeto para construir um telescópio, por favor nos envie fotos e detalhes de como foi o desenvolvimento!