Curso Prático de Astronomia e Astrofísica – 2019

UFSC Blumenau

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Horário e Local –

Das 19h às 21h, às terças-feiras.

UFSC Blumenau – Bloco B, Auditório.

Rua João Pessoa, 2750, Bairro Velha, Blumenau – SC

Dia Tema da Aula Slides
03/09 Coordenadas Terrestres e o Raio de Circunferência da Terra  Aula 1 – Simulação
10/09 Observação do Céu
17/09 Movimento aparente do Sol e Estações do Ano Aula 2 – Simulação – Demonstrador Solar
24/10 Sistema Sol-Terra-Lua; Fases da Lua, Maré e Eclipses  Aula 3Simulação
01/10 Esfera Celeste – movimento dos astros no céu e constelações  Aula 4 Mapa
08/10 Objetos do Sistema Solar  Aula 5
29/10 Evolução Estelar e classificação das estrelas; Diagrama HR
05/11 Distâncias estelares
12/11 Telescópios

O céu que nos envolve

Fascínio do Universo

Apostila do Curso de Introdução à Astronomia – INPE

Aplicativos

Descrição

O curso prático de astronomia e astrofísica propõe atividades para a discussão de fenômenos astronômicos. Iremos estudar como é possível determinar o raio de curvatura da Terra e realizaremos um experimento com outras instituições para encontrar um valor para o mesmo.

Veremos que a Terra possui um eixo de rotação inclinado e que isso dá origem às estações do ano. Mostraremos como isto se reflete no movimento do Sol ao longo do ano e na determinação da nossa latitude.

Em seguida, de posse do conhecimento de que a Terra é esférica e tem um tamanho mensurável, vamos estudar como é possível encontrar a distância da Terra à Lua e da Terra ao Sol, realizando um experimento simples. Estudaremos as relações entre estes astros, as fases da Lua e os eclipses solares e lunares.

Após, discutiremos como é possível encontrarmos a distância da Terra a outras estrelas medindo a sua luminosidade e, por fim, verificaremos que as galáxias que estão mais distante de nós estão se afastando de modo acelerado, o que indica uma expansão acelerada do Universo.
O curso será prático no sentido de que em cada aula teremos uma atividade para realizar e, ao final da mesma, discutiremos os resultados entre os participantes.

Em caso de céu limpo, a aula do dia será adiada, e iremos à campo com telescópio e binóculo para observar o céu e colocar em prática o que já foi visto.

Ementa

Astronomia de posição, sistema Sol-Terra-Lua, Sistema Solar, Evolução Estelar, Cosmologia, Telescópios.

Objetivos

O curso tem como objetivo a introdução de conceitos básicos de astronomia e astrofísica de modo que, ao concluí-lo, o aluno deverá ser capaz de:

i) entender que a superfície da Terra tem um formato aproximado de uma esfera, e como obter evidências para tal.

ii) descrever os mecanismos que dão origem às estações do ano e como encontrar evidências para tais;

iii) descrever o fenômeno que dá origem às fases da lua, e as forças de maré;

iv) entender como ocorrem os eclipses solar e lunar;

v) descrever o movimento dos astros no céu ao longo de um ano, e utilizar coordenadas locais para encontrar objetos no céu;

vi) diferenciar objetos celestes distintos e identificá-los;

vii) classificar as estrelas  e suas principais características evolucionárias;

viii) entender nossa posição no Universo e como este evolui;

ix) entender o funcionamento de instrumentos de observação astronômica como binóculos, telescópios e conceitos básicos de astrofotografia;

x) planejar uma noite de observação astronômica.

Conteúdo Programático

• O experimento de Eratóstenes;
  • Movimento aparente do Sol;
  • Sistema Sol-Terra-Lua;
  • Esfera Celeste;
  • Sistema Solar;
  • Evolução Estelar;
  • Cosmologia;
  • Telescópios;
  • Observação Prática.

Metodologia

Serão utilizados roteiros de atividades em grupo e simulações computacionais que poderão ser acessadas pelos smartphones dos alunos. Também serão realizadas demonstrações de fenômenos físicos/astronômicos, além de uma aula de observação prática do céu, se possível.

Aberto para toda a comunidade de Blumenau e Região. Incentivamos a participação de alunos e professores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.Público Alvo

Pré-requisito

Ensino Médio completo ou cursando.

Devido a limitação de espaço, temos 40 vagas.

O curso é gratuito e oferece um certificado de participação de 20 horas.